Olá lindeza, tudo bem? Espero que sim!
Quando falamos sobre relação escola e família, na maioria das vezes percebemos que a família tende a tornar "subordinada" da escola, pois entre as queixas de principais exigências está a realização das tarefas escolares, mas em grande maioria quem se responsabiliza pelas tarefas escolares são as mães, que já estão sobrecarregadas, adquirindo não a participação da família no contexto escolar, mas das mães do sexo feminino. Gerando sobrecarga emocional, culpa e frustração.
É comum que a ideação de uma parceria entre escola e família não seja considerada como uma via de mão dupla, não na prática. Já que muitas vezes a escola desconsidera totalmente as condições culturais e materiais das respectivas famílias, inclusive o fato de que muitas são chefiadas por mulheres, que estão cada vez mais sobrecarregadas.
O envolvimento dos pais (mães) na educação dos filhos é compreendida por meio:
- Participar das reuniões escolares;
- Estar atento a comunicação escola-pais;
- Acompanhar os deveres de casa e as notas.
Majoritariamente a necessidade da participação dos pais (mães) é solicitada quando a criança não está apresentando um bom desempenho escolar, seja no comportamento, ou nas notas.
Quando o(a) aluno(a) vai bem na escola, não existe a necessidade de ter participação efetiva dos pais na escola.
Quando falamos de educação no contexto familiar, estamos indo além do que está previsto no currículo acadêmico, envolvendo esferas culturais da família, que vão além, sejam de ordem emocional ou econômica.
Outro ponto importante é que se o aluno vai bem na escola, a tendência é que o relacionamento família e escola seja agradável, em contrapartida, se o aluno não está obtendo um bom resultado acadêmico, ou se a família não concorda com a filosofia da escola e até é questionadora acerca de algumas coisas, essa relação fica mais complicada.
Por um lado a escola deseja que haja participação da família, mas por outro, não gosta que haja interferência no seu trabalho e muito menos na sua autoridade enquanto profissionais.
Se pensarmos, o fracasso escolar atinge em grande maioria, crianças de famílias pobres e escolas com ensino precário.
Famílias que são reconhecidas como modelo a ser seguido, possuem pré requisitos, como: Tempo livre, dinheiro e conhecimento cientifico atualizado, ou seja, precisa conhecer a tecnologia, saber ler, interpretar e escrever corretamente.
Para que seja necessário um bom acompanhamento escolar, é necessário que haja um adulto, ou seja, a mãe, que tenha tempo livre para se dedicar na realização das tarefas escolares, isso inclui a organização do material escolar, bem como de conhecimento para auxiliar nesse momento.
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